Psicólogo Clínico: o Que Faz e Como Pode Ajudar Você?

Foto por cottonbro em Pexels.com

Conhecida como uma das áreas mais clássicas da psicologia, a psicologia clínica existe há bastante tempo. Mas, o que faz o profissional dessa área – ou seja, o psicólogo clínico? Como ele ajuda seus clientes?

Neste artigo, você compreenderá melhor este ramo de atuação da psicologia e também saberá um pouco mais sobre seus profissionais. Confira a seguir.

Afinal, o Que é a Psicologia Clínica?

A psicologia clínica é um ramo da psicologia que tem como objetivos trabalhar os transtornos mentais, promover autoconhecimento, restabelecer a saúde psíquica.

Nesta área, os objetos de estudo incluem a mente, comportamento e emoções do cliente, pois, a partir deles o psicólogo clínico poderá realizar uma análise detalhada e, consequentemente, desenvolver o processo terapêutico mais adequado.

O termo “psicologia clínica”, assim como, a primeira clínica de psicologia, foram criados pelo professor da Universidade da Pensilvânia, Lightner Witner, no século XIX.

Segundo ele, a clínica deveria ser um espaço estruturado para seguir o modelo médico. Ou seja: realizar diagnóstico, aplicar protocolos de tratamento e contribuir para a reabilitação da saúde mental dos pacientes.

Qual o Papel do Psicólogo Clínico?

O cotidiano profissional do psicólogo clínico consiste em ouvir seus clientes, de forma empática, atentando-se para suas histórias, pensamentos, medos e traumas, pois cada indivíduo é único. Dessa forma, ele ajuda as pessoas a se conhecerem melhor e, consequentemente, a lidarem com suas ambições e sentimentos de forma mais saudável.

Por isso, esse atendimento é feito em uma sala previamente preparada para uma comunicação confortável entre profissional e cliente. Além disso, cabe ressaltar que toda essa conversa é feita de forma totalmente sigilosa. Ou seja, todo assunto abordado na sala, fica na sala por conta do sigilo profissional.

Outra característica do trabalho do psicólogo clínico é que não há prescrição de medicamentos, já que tal prática é reservada aos médicos psiquiatras.

Onde um Psicólogo Clínico Pode Trabalhar?

As áreas de atuação de um psicólogo clínico podem ser bastante variadas. E isso porque o profissional pode atuar tanto em consultórios, hospitais e clínicas quanto em instituições da área educacional ou mesmo organizações privadas e públicas.

Por isso, dentre as áreas possíveis, destacamos algumas abaixo:

  • Intervenção em famílias

Tratando casos de família, auxiliando na melhoria das relações interpessoais.

  • Psicologia Infantil

Atuando para que a criança expresse sentimentos acumulados, o que pode auxiliá-la a ressignificar acontecimentos que tenham deixado algum trauma ou sofrimento.

  • Psicoterapia em Adultos

Com o objetivo de levar ao autoconhecimento por meio das vivências do dia-a-dia, assim como auxiliar nos conflitos e transtornos do meio pessoal ou profissional.

Quem Pode Ser Atendido?

Para ser atendido por um psicólogo clínico não há uma idade mínima ou máxima. Além disso, são diversos os perfis de cliente que podem necessitar de ajuda no âmbito da saúde mental ao longo da vida.

Afinal, da mesma forma que um adulto pode sofrer com algum conflito no âmbito profissional, um adolescente pode passar por algum tipo de adversidade no meio escolar. E ambos podem ser atendidos por um psicólogo clínico.

Por isso, o principal diferencial da psicologia clínica está na maneira de atuar sobre cada caso, já que o profissional da área deve dominar teorias e métodos que o ajudem a determinar o quadro psicológico de seu cliente e, consequentemente, intervir de maneira positiva.

Deixe um comentário