Inteligência Emocional: Aprenda o Que é e Como Desenvolvê-la

Vamos falar sobre inteligência emocional neste artigo. Para isso, imagine a seguinte situação: você acaba de finalizar e entregar o melhor trabalho que realizou em semanas, se sente cansado e aliviado. Entretanto seu chefe diz que não ficou bom, pois você não soube fazer o que era para ser feito.

Você se sente frustrado, irritado, confuso e triste. Nesse momento, pode acontecer de você não saber gerir suas emoções.

E é por isso que a inteligência emocional se faz necessária para que você não se descontrole.

A seguir, entenda melhor o que ela significa.

O Que é Inteligência Emocional?

A inteligência emocional começou a fazer parte da vida das pessoas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, nos anos 1990. E isso por conta do best-seller “Inteligência emocional, a teoria revolucionária que redefine o que é ser”, de Daniel Goleman.

Mas afinal, o que é Inteligência emocional? Basicamente, ela é a capacidade de identificar e analisar os seus próprios sentimentos e os de outras pessoas, bem como a capacidade de lidar com eles.

Como Desenvolver a Inteligência Emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de se relacionar positivamente com os sentimentos. Entretanto, muitas vezes fica confuso administrar todas as emoções. Por esse motivo, algumas dicas são essenciais.

Indicada para todos, a inteligência emocional tem que ser desenvolvida diariamente, para que assim haja o controle das emoções. Além disso, tal controle ajudará na tomada de decisões de forma consciente, assim como na manutenção de relações interpessoais mais saudáveis.

Algumas Dicas

  • Autoconhecimento emocional

O primeiro passo para atingir a inteligência emocional é reconhecer suas emoções.

Via de regra, as pessoas esquecem das emoções sentidas em um curto espaço de tempo. Por isso, o indicado é que, no primeiro momento, você anote as emoções que sentiu ao longo do dia.

  • Controle das emoções

A partir do momento que você reconhece suas emoções, fica mais fácil gerenciá-las.

Para isso, observe quais são as mais constantes, e trabalhe para vislumbrar o lado positivo das mesmas.

Apesar de não ser fácil, lembre-se que inúmeras situações possuem mais de uma saída. Encontre o motivo do seu estresse e canalize sua ansiedade.

  • Automotivação

Como o próprio nome sugere, automotivação é a capacidade de buscar em si mesmo os motivos para alcançar os objetivos desejados.

Então, se parecer muito complicado, crie pequenas metas a médio e longo prazo. Organize seu dia e defina as prioridades, pois a direção é mais importante que a velocidade.

  • Empatia

É sobre se colocar no lugar da outra pessoa, de modo sensível, sem julgá-la. Afinal, empatia é uma escolha e um processo que requer dedicação e comprometimento.

Ter empatia é de suma importância no desenvolvimento da inteligência emocional, já que torna o indivíduo mais habilidoso nas relações para com os outros.

  • Habilidade em relacionamentos interpessoais

O relacionamento interpessoal é aquele que permite uma relação entre duas ou mais pessoas. Este relacionamento pode se dar em um contexto familiar, escolar, na comunidade ou no trabalho.

Quando se tem o equilíbrio entre a autoconsciência, o autocontrole e a empatia, o relacionamento com o outro é aflorado.

Deixe um comentário